Numa altura em que estamos tanto tempo em teletrabalho ou em ensino à distância, mas temos a liberdade de nos encontrarmos no nosso espaço seguro, existem algumas dicas que nos ajudam a melhorar a nossa saúde, mesmo em confinamento:
- Procure ter sempre perto de si uma chávena, garrafa, recipiente térmico com água ou infusão (sem açúcar adicionado) para, ao longo do dia, restabelecer o aporte hídrico.
- Crie novas rotinas e tente realizar pausas durante a manhã e a tarde, de forma a efetuar pequenos mas nutritivos lanches. Neste ponto é importante evitar a guloseimas ou alimentos ricos em açúcar! Para além de não saciarem, têm um aporte energético elevado e favorecem alterações a nível do trato intestinal. Prefira alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta e em proteína, como pão ou cereais pouco refinados, iogurtes, oleaginosas, sementes ou fruta.
- Elabore uma ementa semanal (pode também acompanhar as nossas sugestões semanais para uma ementa saudável aqui). Defina antecipadamente o que pretende cozinhar às refeições principais (almoço e jantar). Deste modo, para além de um melhor controlo do seu tempo e do tempo de confeção da refeição, permite uma maior poupança e gestão dos ingredientes disponíveis na dispensa e, assim, obter refeições mais equilibradas.
Estas são algumas dicas práticas e fáceis de aplicar para os dias de teletrabalho ou confinamento, que poderão ajudar a melhorar as suas rotinas e a manter o seu equilíbrio nutricional.