A hipertensão arterial (HTA) é uma patologia “silenciosa” que afeta cerca de 36% da população adulta e constitui um factor de risco associado a diversas doenças, como o Acidente Vascular Cerecbral (AVC).
O consumo excessivo de sódio, através do sal e de alimentos ricos em sal (pão, charcutaria e fumados, queijos e alimentos processados), é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da HTA. Contudo, percebe-se actualmente que o aumento do consumo de alimentos ricos em potássio pode exercer um efeito compensatório de protecção cardiovascular.
Ou seja, quanto maior o consumo de potássio em proporção ao de sódio, menor a probabilidade de desenvolver patologias cardiovasculares. Doentes hipertensos devem apostar num maior consumo de alimentos fornecedores de potássio, encontrado em alimentos como o feijão, o grão-de-bico, as favas, as ervilhas, as nêsperas, os damascos, os espinafres ou as amêndoas, e na redução na ingestão de sal de forma a melhorar o seu estado de saúde.
Claro que não é só o consumo excessivo de sal que leva ao aumento da tensão arterial. Uma alimentação incorreta, com consequente aumento de peso é também um fator importante para o aparecimento desta patologia.
Se pretende regular a sua tensão arterial, deixamos alguns conselhos:
- Aposte numa alimentação equilibrada e variada e no consumo regular de legumes e vegetais, fruta, leguminosas e baixa quantidade de gordura saturada (“gordura má”);
- Pratique regularmente exercício físico;
- Controle o seu peso;
- Diminua o consumo de sal;
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
- Elimine o consumo de tabaco.
Independentemente de ser um doente hipertenso, verifique a sua tensão arterial regularmente!