Com o aproximar da época natalícia, pensa-se quase de imediato nos momentos festivos com familiares e amigos: jantares e almoços de família, festas de empresa, amigos secretos…
Mas como contornar estes momentos festivos e torná-los mais saudáveis sem colocar em causa a diversão, o convívio e os momentos carinhosos que fazem parte desta quadra natalícia?
Deixamos alguns conselhos que poderá adotar de forma a viver esta época festiva da forma mais saudável possível:
- Mantenha as suas rotinas alimentares nos dias de festa. Realize várias refeições durante o dia. Assim, conseguirá controlar o seu apetite na hora da grande refeição.
- Procure incluir na mesa de Natal, desde os aperitivos até ao prato, legumes ou vegetais: legumes salteados ou assados ou em salada, espetadas de legumes, carne/ peixe recheados com legumes…
- Procure alternativas às tradicionais entradas fritas ou com alto teor de gordura.
- Altere as tradicionais receitas doces fritas e com alto teor de açúcar. Aventure-se nas rabanadas no forno, por exemplo! Reduza no açúcar adicionado ou opte por alternativas, como o xarope de agave.
- Na mesa das sobremesas não se esqueça de incluir fruta, gelatinas sem adição de açúcar, oleaginosas e queijos com baixo teor de gordura, como o queijo fresco e o requeijão.
- Prefira água ou chá ou infusões sem adição de açúcar a bebidas com açúcar ou álcool.
- Confecione quantidades controladas e à medida do número de convidados. Caso haja sobras, opte por congelar; a maioria dos pratos ou sobremesas podem ser armazenados no congelador durante várias semanas ou meses.
- Não deixe de praticar o seu exercício físico diário.